As doações vão ficar mais caras com a reforma tributária!
- Lucas Iop Tavares

- 12 de dez. de 2025
- 1 min de leitura

A reforma tributária irá mudar muito os custos de transação, um dos custos que vai aumentar será o relacionado a doações. Qual Imposto se paga na Doação?
As doações realizadas em vida ou após a morte sofrem a incidência de ITCMD – Imposto Sobre a Transmissão Causa Mortis e Doações.
Quanto é o ITCMD?
No Brasil o ITCMD deve respeitar o mínimo de 2% e o máximo 8%. No Rio Grande do Sul a alíquota inicia em 4% e pode chegar até 6% a depender do valor dos bens doados.
O que vai mudar?
A reforma tributária quer alterar a alíquota limite do ITCMD, aumentando de 8% como é hoje para ao menos 16%, ou seja, a proposta em análise busca dobrar o limite teto da alíquota do tributo.
Como eu posso evitar isso?
Trata-se de um projeto ainda em análise, sendo assim as doações feitas agora ainda estarão sujeitas a tributação vigente.
Uma das opções para estabelecer um planejamento sucessório seguro, que mantem os direitos dos bens com o doador é a holding. Utilizando um holding familiar é possível doar bens de forma organizada com reservada de usufruto, incomunicabilidade, inalienabilidade e impenhorabilidade.




Comentários